Portuguesa Santista perde invencibilidade no Paulistão A3

Futebol profissional, Notícias
portuguesa-santista-e-olimpia-2017
Foto: Victor de Andrade/Colaborador

A Portuguesa Santista conheceu sua primeira derrota no Paulistão A3 na manhã deste sábado (11). Enfrentando o Olímpia, no estádio Teresa Breda, casa do adversário, a Briosa foi derrotada por 1 a 0, com gol marcado aos seis minutos da primeira etapa. O autor do tento olimpiano foi Thiago Santos. Com o resultado, a Briosa estaciona nos sete pontos e, momentaneamente, ocupa o quarto lugar na tabela de classificação.

No primeiro tempo da partida, a Portuguesa apresentou problemas parecidos com os do confronto diante do Catanduvense, ocorrido na última quarta-feira (8). A equipe rubro-verde teve muita dificuldade em tocar a bola e chegar à meta adversária; um problema agravado pela altura do gramado do estádio do Galo Azul, que dificulta a fluidez do jogo santista, caracterizado por priorizar o passe e a condução da bola.

O Olímpia, por outro lado, acostumado a jogar em seus domínios, exerceu forte marcação e teve as principais oportunidades criadas em jogadas de bola parada. Foi assim que, aos seis minutos de jogo, o camisa 19, Thiago Santos, marcou de cabeça após cobrança de escanteio. Ele subiu sozinho, no meio da zaga da Briosa, e tirou o zero do placar.

No restante da primeira etapa, o jogo permaneceu igual, com o Olímpia criando boas chances e a Portuguesa sem conseguir levar perigo.

portuguesa-santista-e-olimpia-2017-3
Foto: Victor de Andrade/Colaborador

Já na etapa complementar, a Briosa voltou apresentando maior intensidade. Logo nos minutos iniciais, a equipe santista mostrou que o Olímpia teria trabalho pelo lado esquerdo de sua defesa, principalmente com as investidas do lateral Tikinho. Apesar da melhora e das alterações promovidas pelo técnico Ricardo Costa, a rubro-verde não conseguiu reverter o placar.

Aos 49 minutos, o Olímpia ainda teve boa chance de marcar. Após cobrança de falta próxima à área da Briosa, o árbitro Edson Alves da Silva entendeu que o atacante Washington cometeu pênalti. A bola bateu no antebraço do jogador da Portuguesa, que estava protegendo os olhos durante a batida.

Na cobrança da penalidade, Renatinho acertou o travessão e a bola ainda bateu na mão do goleiro Fernando Hilário antes de sair da área. Em seguida, a Briosa armou um rápido contra-ataque, mas acabou parando na zaga olimpiana e não conseguiu reverter o resultado até o apito final.

O próximo desafio da Portuguesa Santista será contra a Internacional de Limeira. O jogo acontece na próxima quinta-feira (16), às 20h, em Ulrico Mursa.