Portuguesa Santista supera Catanduvense em Ulrico Mursa

Futebol profissional, Notícias

Portuguesa Santista comemora segundo gol marcado na partida

A Portuguesa Santista recebeu o Catanduvense na noite desta quarta-feira (8), em Ulrico Mursa, e venceu pelo placar de 2 a 0. Foi a segunda vitória consecutiva da Briosa em casa, que segue invicta no Paulistão A3, somando sete pontos em três jogos. Os gols da equipe rubro-verde foram marcados pelos atacantes Lucas Lino e Fernando.

Antes do início da partida, foi respeitado um minuto de silêncio pela morte de Jarbas Pereira dos Santos, o Baba. Ele foi ponta-esquerda da Briosa e titular do elenco campeão paulista da divisão de acesso (atual série A2) em 1965. Passou pelos pés de Baba a jogada que originou o gol de Samarone na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, que deu o título estadual à Portuguesa Santista.

O primeiro jogo noturno da temporada em Ulrico Mursa teve dois tempos completamente distintos. Na primeira etapa, o Catanduvense se portou como o técnico Ricardo Costa havia previsto: buscando reverter os dois resultados negativos que teve nas primeiras rodadas.

Com uma marcação alta, mas sem pressão, o time do interior dificultou o toque de bola da Briosa, que não conseguia passar do meio de campo. Claramente, os catanduvenses jogavam por uma bola, pois apostavam nos erros cometidos pela Portuguesa para inaugurar o placar.

Os minutos se passaram e o Catanduvense começou a gostar do jogo. Aos 16 minutos, foi do time do interior a primeira grande chance de balançar as redes.  O meia Dodo arriscou de fora e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Fernando Hilário, que espalmou para o lado.

A Briosa, por sua vez, teve a primeira boa chance em uma falta marcada do lado esquerdo da entrada da área do Catanduvense. Em jogada ensaiada, Lucas Lino rolou para Tikinho, que acabou chutando por cima do gol.

Aos 29, os catanduvenses tiveram nova chance. Desta vez em uma falta próxima da meta de Fernando Hilário. Matheus cobrou forte e, num bate-rebate, quase saiu o gol, mas a Briosa afastou o perigo.

Na segunda etapa, a Portuguesa Santista veio com uma nova proposta de jogo: bolas longas, inversões e cruzamentos dentro da área. Assim, a Briosa passou a levar perigo à meta catanduvense.

As investidas rubro-verdes se intensificaram com as alterações do técnico Ricardo Costa, que promoveu a entrada de Adiel no lugar de Pedrão, Fabinho no lugar de Tikinho e Ivan no lugar de Iran.

Portuguesa Santista comemora primeiro gol marcado na partida

Com a saída de Tikinho, ficou a cargo de Fernando, lateral esquerdo de origem, desempenhar esta função. Aos 40 minutos, brilhou a estrela do atacante Lucas Lino. Em lançamento de Pedro para Fernando, o lateral cruzou na área e achou o camisa sete da Briosa, que cabeceou de forma certeira para o fundo do gol e tirou o zero do placar.

Aos 47 minutos, Lucas Lino retribuiu o cruzamento de Fernando. Após rápido contra-ataque da Briosa, o lateral esquerdo partiu sozinho. Já próximo à área adversária, ele tocou para o camisa sete, que devolveu. Fernando chutou, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Jorge, decretando o placar final.

Nesta quinta-feira (9) pela manhã, a Portuguesa Santista viaja a Olímpia, onde enfrenta o time da casa no sábado (11), às 10h, no estádio Tereza Breda. A Briosa fica concentrada na cidade do interior até o dia da partida.

O Paulistão A3 é disputado por 20 equipes que jogam entre si em turno único. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final da competição e somente o campeão e vice garantem vaga na Série A2 de 2018.