Briosa garante vaga na Série A3 e disputa título contra o Desportivo Brasil

Notícias

Parte do elenco e comissão técnica da Portuguesa Santista

Tensão e emoção resumem a partida entre Portuguesa Santista e Taboão da Serra. O jogo disputado na tarde chuvosa do último sábado (24), em Ulrico Mursa, terminou empatado em 1 a 1. Resultado que garantiu a Briosa na Série A3 em 2017.

O cenário perfeito se apresentava para a partida. Há 20 anos, também em Ulrico Mursa, mas no mês de julho, a Briosa comemorava a volta à elite do futebol paulista após bater o Ituano por 1 a 0. Somava-se a esta coincidência de datas o fato de a equipe santista ter a melhor campanha do campeonato e ter vencido o Cão Pastor na partida de ida.

Fora de Ulrico Mursa, a torcida preparou uma recepção digna de Série A. O chamado corredor de fogo foi armado e uma fumaça rubro verde tomou conta a avenida Pinheiro Machado.

Torcida da Portuguesa Santista preparou uma recepção especial para o time

Os torcedores tinham muitos motivos para acreditar no sucesso da equipe rubro-verde. Após o apito inicial do árbitro Vinicius Furlan, no entanto, a dificuldade parecia ser maior do que se imaginava. Por diversas vezes, o CATS se impôs e ameaçou tomar a vaga da Portuguesa Santista na terceira divisão do Estado.

A Briosa iniciou a partida imprimindo forte marcação na saída de bola do adversário e permanecendo por mais tempo no campo de ataque. Mas foi o Taboão quem teve a primeira boa chance de abrir o placar, quando, aos 20 minutos, após cruzamento certeiro e uma bola cabeceada por Mascote, o goleiro Cleyton espalmar para escanteio.

Este lance talvez tenha sido o divisor de águas da partida, já que, a partir daquele momento, o Taboão equilibrou a peleja e chegou por diversas vezes à meta de Cleyton. Principalmente em lances de bola parada.

Quis o destino que o Cão Pastor abrisse o placar como fez a Briosa na partida de ida em Taboão. A diferença foi a etapa em que as redes foram balançadas. Enquanto a Portuguesa Santista marcou o tento da vitória aos 45 minutos do segundo tempo, o CATS fez o seu gol aos 45 iniciais. Kaká correu para o abraço após aproveitar o rebote de um chute defendido pelo goleiro Cleyton.

Ricardinho

Embora no início do tempo complementar a Briosa mostrasse uma ligeira melhora, não concluía a gol com sucesso e por algumas vezes foi ameaçada pelo adversário, que se marcasse o segundo gol, teria o acesso à Série A3 garantido.

Apesar da derrota por um gol de diferença dar a vaga ao time santista, o técnico Ricardo Costa não quis arriscar e fez mudanças cirúrgicas para levar a Briosa ao empate. O treinador promoveu as entradas do meia Diego Palhinha e do atacante Lucas Lino nos lugares de Juninho e Fernando, respectivamente.

Com o jogo menos amarrado, a Portuguesa Santista passou a ser mais incisiva nos lances de ataque e o empate veio aos 40 minutos, após Carlos Alberto interromper um contra-ataque do Taboão. Ele tocou para Pedro, que serviu Diego Palhinha. O meia da Briosa partiu pelo meio e enxergou Israel chegando pela direita. Palhinha olhou para a esquerda e deu um tapa para o lado oposto. Israel invadiu a área e cruzou na pequena área para Lucas Lino estufar as redes. Ulrico Mursa voltou a pulsar!

Após o apito final, a festa pelo acesso começou ainda no gramado

Novamente, Ricardo Costa mexeu na equipe. Desta vez, para resguardar o time. O treinador sacou o meia Ricardinho e colocou o zagueiro Alisson.

Tamanha foi a injeção de ânimo no gol de empate, que a Briosa, por muito pouco, não virou o placar. Veloso, goleiro do Taboão da Serra, fez grande defesa em chute de Willian.

O placar permaneceu empatado e após o apito final o gramado de Ulrico Mursa foi palco de uma verdadeira festa, que se estendeu por muitos minutos.

Além do acesso garantido à Série A3, agora a Briosa disputará o título da segunda divisão contra o Desportivo Brasil, um adversário já conhecido. Foi o time de Porto Feliz o único a vencer a Briosa no campeonato. As datas das partidas serão marcadas após conselho técnico que será realizado na Federação Paulista de Futebol.

Após o apito final, a festa pelo acesso começou ainda no gramado