Documentário “Exuberante – o caminho ao acesso” será lançado nesta 3ª feira em Santos

Clube, Futebol, Futebol profissional, Home

A emocionante trajetória da Portuguesa Santista na conquista do acesso à Série A-2 do Campeonato Paulista virou filme e será lançado na próxima terça-feira (14), às 21h, no Cine Roxy 4, no Shopping Pátio Iporanga. A sessão será aberta ao público e contará com a presença de jogadores, comissão técnica e diretores do clube.

“Exuberante – O Caminho ao Acesso”, produzido por cinco estudantes da faculdade de Jornalismo da Unisanta, tem duração de trinta minutos e traz histórias e imagens inéditas dos bastidores do clube, curiosidades sobre o elenco, além de depoimentos emocionantes de quem acompanhou de perto essa inesquecível campanha.

A estudante Camilla Aloi revela que o documentário nasceu por acaso. Inicialmente, a ideia era somente produzir conteúdos para a TV Briosa, seu projeto de TCC.

“Quando acabou o campeonato, percebemos que tínhamos muito material e que poderia render um documentário. Reunimos todo esse conteúdo e fomos para a ilha de edição. Esse importante capítulo escrito por eles merecia ficar registrado na história do clube”, comentou Camilla, que dirigiu o filme.

“Nós vivemos essa história com eles. Sentimos a emoção de entrar em campo, sofremos com os desafios e comemoramos as conquistas. Na primeira semifinal contra o Barretos, por exemplo, não conseguimos deixar a emoção de lado. Foi o jogo mais lindo do campeonato”, ressaltou a jovem, de 21 anos.

Além de Camilla, integram a equipe os estudantes Matheus Teixeira, Marcelo Lopes, Roberto Mascaro e Paulo Santos. Juntos, gravaram quase 50 horas de conteúdo e, em um mês, editaram o filme.

“Foi muito especial produzir esse trabalho, porque, além de ter sido uma nova experiência para nossa carreira, também somos torcedores da Portuguesa Santista. Então, foi um enorme privilégio ter a oportunidade de contar essa história”, disse o estudante Matheus Teixeira, de 23 anos.

Os estudantes ainda contaram com uma importante parceria, que foi fundamental para que esse projeto desse certo.

“A TV Tribuna nos cedeu os arquivos e o estúdio para as gravações dos depoimentos. Tive o apoio de alguns funcionários como os editores de imagem Alê Gomes e Tiago Monteiro, o cinegrafista Danilo Santos, além do diretor de jornalismo da emissora, Eduardo Silva. Eles foram grandes parceiros”, destacou Camilla.

Quem quiser conferir o resultado deste trabalho, basta levar 1kg de alimento não perecível na noite do evento. O Cine Roxy 4 fica no Shopping Pátio Iporanga, na Avenida Ana Costa, nº 465, no bairro Gonzaga, em Santos.