Taça de campeão paulista da segunda divisão

Briosa do início ao fim, Portuguesa Santista coroa acesso com título paulista

Futebol profissional, Notícias
Portuguesa Santista 3 x 0 Desportivo Brasil
Exuberante! Foi esse o futebol apresentado pela Portuguesa Santista diante do Desportivo Brasil. Exatamente como diz o hino rubro-verde. Neste domingo (9), em Ulrico Mursa, a Briosa venceu o time de Porto Feliz por 3 a 0 e, pela primeira vez, comemorou um título estadual em casa.

Os gols marcados por Willian, aos 34 minutos do primeiro tempo, e por Ricardinho e Eric, aos 27 e 45 da segunda etapa, respectivamente, levaram a massa de mais de quatro mil torcedores ao delírio. 

Único time a vencer a Portuguesa Santista nesta temporada, o Desportivo Brasil iniciou a partida pressionando e permanecendo a maior parte do tempo no campo de ataque. Como forma de conter as ações do adversário, a Briosa abusou das faltas. Das cobranças próximas à área surgiram as melhores chances do DB. O time de Porto Feliz, por outro lado, pecava nos arremates.

O primeiro lance de perigo da Portuguesa veio de uma bola que sobrou dentro da área, aos 14 minutos. O atacante Juninho dividiu com o zagueiro adversário, que acabou afastando.

Depois disso, a equipe rubro-verde colocou a bola no chão e passou a controlar o jogo, não dando mais chances ao Desportivo Brasil.

Juninho teria outra boa chance aos 19 minutos. Em bola levantada na área, o camisa sete da Briosa tentou o cabeceio, mas o goleiro Renan acabou salvando.

Jogadores comemoram primeiro gol de três marcados na vitória da Portuguesa Santista sobre o Desportivo Feliz, que deu à Briosa o títulod e Campeã Paulista da Segunda Divisão

Aos 34 minutos, a insistência do time rubro-verde foi recompensada quando Fernando recebeu pela esquerda, levantou a bola na área e encontrou Willian, que subiu no meio de dois zagueiros para abrir o placar a favor da Briosa.

O meia Ricardinho teve chance de aumentar o placar aos 43 minutos, mas o capitão da Briosa chutou fraco a bola cruzada por Juninho, facilitando a defesa do goleiro Renan.

Na segunda etapa, a Briosa continuou dominando amplamente a partida, mas o segundo gol só saiu aos 27 minutos. Após contra-ataque, Carlos Alberto lançou Willian que, já dentro da área, não conseguiu concluir. A bola sobrou para Ricardinho, que tirou do goleiro e marcou o segundo gol para a Briosa.

Meia Ricardinho marca segundo gol de três marcados na vitória da Portuguesa Santista sobre o Desportivo Feliz, que deu à Briosa o título de Campeã Paulista da Segunda Divisão

Os gritos de olé e de campeão começaram a tomar conta das arquibancadas de Ulrico Mursa. Mesmo com o título praticamente garantido e com o jogo controlado, a Portuguesa Santista manteve sua postura ofensiva e não desistiu de aumentar o placar. Aos 44 minutos, após cruzamento, Willian acertou um lindo voleio, mas a bola saiu por cima do gol.

Aos 45 minutos, após bela jogada pela esquerda, Lucas Lino entrou na área e cruzou baixo. Eric apareceu no meio de dois zagueiros e completou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa da Briosa. Foi o tento que alçou de vez o atual plantel ao nível daqueles que conquistaram a Fita Azul, em 1959; o Paulista da Divisão de Acesso, em 1965; o acesso da Série A2 para a Série A1, em 1996; o terceiro lugar no Paulistão, em 2003, e de tantos outros que ajudaram a escrever a história da Briosa.