Sérgio Guedes ministra palestra para treinadores das categorias de base da Briosa

Destaques, Futebol profissional, Home, Notícias

O técnico Sérgio Guedes ministrou uma palestra na manhã desta segunda-feira (16), aos profissionais das categorias de base da Portuguesa Santista. O objetivo do treinador era compartilhar as metodologias de futebol aplicadas por ele, para que as comissões técnicas das equipes juvenis sigam como modelo.

Com mais de 30 anos de carreira no futebol, o ex-goleiro e técnico Sérgio Guedes sugeriu que os treinadores criassem uma identidade no estilo de jogo, com times mais competitivos, ofensivos, intensos e dinâmicos.

“O futebol moderno convida a isso. Se você criar uma mentalidade ofensiva, você começa a ter desde a base, um sentimento de que pode ter controle da situação o tempo inteiro, independente das dificuldades de um jogo”, explicou Sérgio Guedes.

Para o treinador do sub-13, Celso Névola, a palestra foi muito produtiva e enriquecedora.

“O Sérgio tem uma vasta experiência e uma grande capacidade. Com certeza vai nos ajudar muito, principalmente para nós, que estamos chegando agora no clube com as categorias sub-11 e sub-13. Todas as informações passadas por ele vão agregar bastante”, afirmou o técnico, que, assim como os outros treinadores, também foi convidado pelo Sérgio Guedes para acompanhar os trabalhos do time principal.

A diretoria da Portuguesa Santista iniciou um projeto, que visa investir na formação de atletas. A meta é que até 2025, metade dos atuais jogadores da base esteja integrado no elenco profissional. O técnico Sérgio Guedes vê com bons olhos essa iniciativa.

“O trabalho sendo bem sucedido, em curto período, o processo será invertido. A base será quem determinará como o profissional deverá fazer, porque o jogador já vem doutrinado e formado a ter esse tipo de comportamento. Você não precisa buscar no mercado e correr riscos. Quando você já tem parte do seu time formado com essa mentalidade, facilita muito na busca por bons resultados”, ressaltou o treinador.