Foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa

De Ulrico Mursa à Seleção: John é convocado. Relembre sua trajetória na Briosa

Destaques, Futebol, Futebol profissional, Notícias

Foto: Douglas Teixeira / Agência Briosa

O goleiro John, revelado pelo Santos e com passagem marcante pela Portuguesa Santista, foi convocado para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão. O jogador do Nottingham Forest, da Inglaterra, foi chamado para substituir Ederson, cortado após se lesionar em treinamento no Fenerbahçe.

Esta é a primeira convocação de John para a Seleção Principal, tornando-o o 49º estreante do ciclo iniciado após a Copa do Mundo de 2022. Aos 29 anos, o goleiro vive um momento especial na carreira: contratado pelo Nottingham Forest há pouco mais de um mês, já fez sua estreia pelo clube na Copa da Liga Inglesa, diante do Swansea City.

Raízes na Briosa

A história profissional de John começou em Ulrico Mursa, com a camisa da Portuguesa Santista. No início de 2019, o Santos o emprestou à Briosa para disputar o Campeonato Paulista da Série A2. Sob o comando de Sérgio Guedes, o goleiro foi titular absoluto, disputando 17 partidas e ganhando a experiência que seria decisiva para sua evolução.

“Ele era goleiro do Santos, do Sub-23, e a gente estava montando o time da A2. Eu procurei, sentamos, conversamos, e disse a ele que tinha expectativa nele, pelo que conhecia do jogo dele. Acho que a relação de confiança foi importante, porque eu disse que queria ele para jogar. Isso fez muito bem pra ele, porque é um campeonato castigado, difícil de jogar. Ele estava no Santos, um pouco ocioso, e na Portuguesa teve essa vivência real do profissional. Essa participação dele na Briosa fez um bem muito grande para ele, com certeza”, destacou Sérgio Guedes.