Filme “A mais Briosa – Um Amor 100 Divisão” estreia na próxima terça-feira

Vídeos

Na próxima terça-feira (7), às 20h, no Cine Roxy 5, em Santos, acontece a estreia de “A Mais Briosa – Um Amor 100 Divisão”. O filme, dirigido por Guilherme Bernardo, conta a história da Portuguesa Santista por meio de depoimentos de ex-jogadores, jornalistas e torcedores. A estreia é aberta somente a convidados e à imprensa.

Bernardo, que é formado em Rádio e TV, iniciou a carreira trabalhando em emissoras de televisão. Antes de produzir o filme sobre a Briosa, estava atuando como diretor de cena de um programa de varejo.

“Pedi demissão justamente para poder experimentar outros formatos e ter tempo de tocar projetos pessoais. Então, naquele momento, juntei esse sonho profissional de dirigir cinema com um outro sentimento que nutria desde 1996: o carinho e a admiração que tenho pela Portuguesa Santista”, explicou o diretor.

Para dar vida à obra, Bernardo optou pelo formato docuficção. O diretor explicou que no filme os depoimentos “se misturam a uma história ficcional, onde Lino, um barbeiro, português e residente em Santos, recebe seu neto, que está de férias e mora no exterior. Este começa a indagá-lo sobre que clube é aquele que o avô ostenta fotos e bandeiras decorando a barbearia. A história dá o ritmo e constrói a linha narrativa do filme, com base na trajetória da Briosa”.

Divulgação
Divulgação

A produção foi criada a partir de 26 depoimentos, que se somaram à parte ficcional e totalizaram quase 50 horas de material gravado.

“Foi muito difícil concluir este trabalho, porém, fiquei feliz com o resultado final. Acho que diante das dificuldades que tivemos, todos os que gostam da Portuguesa Santista ficarão orgulhosos desta obra”, opinou o diretor.

Museu de Imagem e Som de Santos exibe o filme ainda em novembro

O grande público também terá a oportunidade de assistir ao filme “A Mais Briosa – Um Amor Sem Divisão”. A obra será exibida no Museu de Imagem e Som de Santos (MISS), ainda em novembro, nos dias 21, às 19 horas; 23, às 15 horas; e 24, às 19 horas. O MISS fica na avenida Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Matias, em Santos.