Livro “100 Anos – Sou Mais Briosa” é lançado com casa cheia

Obra que conta a história da Portuguesa Santista está à venda na secretaria do clube. Quem estiver fora da cidade, pode comprá-la por telefone

Notícias

A noite desta segunda-feira (30) foi especial na sede da Portuguesa Santista, pois o livro “100 – Anos Sou Mais Briosa”, de Álvaro Silveira e Paulo Rogério, foi oficialmente apresentado ao público.

O salão social da Briosa estava lotado de autoridades, jogadores, dirigentes e figuras importantes na história do clube. O presidente da agremiação santista, Emerson Coelho, recepcionou membros da sua atual diretoria, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), vereadores e secretários do Governo Municipal, jornalistas e torcedores. Na ocasião, cerca de 160 livros foram vendidos.

Obra começou a ser produzida em 2012

Foto: Alexia Faria/Agência Briosa
Foto: Alexia Faria/Agência Briosa

Álvaro Silveira iniciou a busca por informações da história da Briosa ainda em 2012, já pensando em produzir algo para o centenário. “A pesquisa foi feita no jornal A Tribuna, 90% do que está no livro foi achado neste acervo, o resto foi através de amigos e na própria Portuguesa”, contou.

Depois de coletar todo o material, Álvaro precisava de alguém que transformasse tudo o que foi pesquisado em uma obra literária. Foi quando soube que o jornalista Paulo Rogério também pensava em fazer algo relacionado ao centenário. Pronto! Estava feita a união. Paulo pegou a pesquisa e a transformou no livro.

“Quando eu vi a pesquisa do Álvaro me senti com uma grande responsabilidade, pois além de ser um clube centenário, o material estava muito bem pesquisado. O texto tinha que ser correspondente ao trabalho que deu e a qualidade de história que tinha”, contou o jornalista, que ainda não parou pra contabilizar quanto tempo levou para escrever e finalizar a obra.

Foto: Alexia Faria/Agência Briosa
Foto: Alexia Faria/Agência Briosa

Uma coisa é certa: o livro conta os principais fatos conhecidos pelos torcedores rubro-verdes e alguns não tão conhecidos assim. O objetivo, segundo os autores, é deixar uma obra para a posteridade, que todos possam consultar nas próximas gerações e enaltecer ainda mais a história da Portuguesa Santista.

O livro “100 Anos – Sou Mais Briosa” está à venda na secretaria da Portuguesa Santista, na Avenida Pinheiro Machado, 240, em Santos, e custa R$ 70,00. Quem estiver fora da cidade, pode adquirir o livro pelo telefone (13) 3239-4224. Neste caso, será somado ao valor do livro a taxa de envio pelos correios.